sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Padmasana - a Postura do Lótus

Uma das Posturas - Asanas mais populares do Yoga.

Padmasana - a Postura do Lótus

 
 
Imagem de prática de Yoga no Dragão de Lys

O Lótus é uma flor imaculada que desabrocha  sobre a água , repleta de lodo, em busca de luz, é  promessa de pureza e elevação espiritual. ”
 As pétalas da Flor de Lótus abrem-se para o sol como a nossa alma se abre para a energia divina”.

Dependendo da capacidade da mobilidade dos quadris de cada um , algumas pessoas conseguem com mais facilidade cruzar as pernas e sentar-se em padmásana - Lótus  enquanto que para outros pode ser muito mais difícil. Jamais devemos forçar a Postura, relembrando que Patanjali nos ensinou que a postura deve ser firme e relaxada , nunca Forçada!

Uma das alternativas ao Padmasana para quem não tem a flexibilidade necessária para executar esta postura de forma firme e relaxada, é o sukhasana , chamada de " postura fácil ", sentados com as pernas cruzadas á frente. Esta é uma das variações e alternativa bem mais simples e acessível, para quem deseja praticar a Meditação.

Ao principio da prática desta postura -  asana, devemos realizá-lo só por breves momentos e ir aumentado gradualmente a permanência, á medida que o corpo vai abrindo, (pouco-a-pouco , sem pressas ou expectativas ), com Ahimsa o 1º yama do Yoga, ( ou seja sem violência e com respeito pelo próprio corpo e limites). :)


Como executar a Postura do Lótus - Padmasana :

Sente-se no chão com a cabeça e coluna eretas. Estique as pernas para frente,  os joelhos e calcanhares fiquem juntos. Com o auxílio das mãos, coloque o pé direito sobre a coxa esquerda e vice-versa. Tente fazer com que os joelhos toquem o chão e vire as solas dos pés para cima.
Toque os polegares de cada mão com o dedo indicador, de modo a formar um círculo, e deixe os outros dedos esticados. Repouse a mão direita sobre o joelho direito e a esquerda sobre o joelho esquerdo e deixe as palmas para cima.


Prática de Yoga no Dragão de Lys

Rua D. João IV 235 Golegã

www.facebook.com/DragaodeLys

 

Sem comentários:

Enviar um comentário