sábado, 13 de fevereiro de 2016

Uttanasana Postura de Intenso Alongamento á Frente

Uttanasana

Postura do Intenso

 Alongamento á Frente 

Uma excelente Postura para Trabalhar entre outras coisas a Humildade e compaixão.

Como todas as posturas ásanas, de alongamento á frente, promove o equilíbrio e acalma estados de ansiedade e euforia. Ótima para Vattas.

Facilita o recolhimento e contemplação interna (emoções, pensamentos ...) conduz o praticante á capacidade de se curvar em aceitação perante a Vida.

 


Mais alguns dos benefícios : Trabalha toda a musculatura posterior, promovendo maior elasticidade das pernas, costas e cervical. Melhora o funcionamento intestinal ; Benéfica para os nervos espinhais, ajuda a prevenir dores ciáticas entre outros benefícios.


Contra - indicações: Crises de hipertensão, dores de cabeça e enxaqueca.
 
Como executar : A partir de tadasana, os pés podem estar unidos ou afastados na largura dos quadris e paralelos. Ao inspirar eleve os braços em Urdhva Hastasana (postura dos braços para cima) e ao expirar  dobrar o corpo para a frente, primeiro desce a barriga, depois o centro do peito, depois pescoço e a cabeça por último. Inclina-se sempre o tronco, dobrando a partir da pélvis. Ao principio podemos não conseguir chegar aos pés mas com a prática, sempre respeitando os nossos limites (os yammas e nyamas) iremos chegar lá. Por isso por enquanto, desfrutamos e aceitamos onde quer que estejamos no alongamento. Tente executar a postura Uttanasana com e sem firmar e ativar as coxas. Perceba como a sensação de alongamento muda quando ativa os quadríceps. Se sentir desconforto ou dor, dobre os joelhos. Pés firmes, peso do corpo bem distribuído, relaxar todos os músculos da face, bem como todos os outros músculos. Permaneçar na postura realizando algumas respiraçõessuaves. Nunca força o alongamento. Retorne, desenrolando a coluna vértebra por vértebra,  com os pés bem enraizados vá desenrolando até que a cabeça seja a última a subir.
 

Virabhadrasana II - Postura do Guerreiro II

Virabhadrasana II

Postura do Guerreiro

Vira: Herói
Bhadra : Virtuoso
Asana: Postura
 
                                Expandir a Consciência, mantendo
                  ( os pés bem assentes no chão) o Enraizamento.

Como executar: Afastando as pernas na lateral mais do que a largura das ancas ,  Gire o pé direito 90 graus para a direita, posicionando o pé esquerdo levemente para dentro. Flexione o joelho direito até que a coxa direita esteja paralela ao chão, mantendo o joelho direito logo acima do tornozelo. Mantenha a perna esquerda alongada e o pé esquerdo firme em contato com o chão. Cóccix apontado para baixo. Alongue os braços numa linha com os ombros, como se estivesse a ser puxado pelas suas mãos. Olhe na direcção do dedo médio da mão direita. Mantenha por algumas respirações. Inspire estique as pernas  eleve os braços acima da cabeça e volte os pés para a frente, baixe os braços expirando e então repita do outro Lado (esquerdo).
 
 

 
 
 
 
Mais alguns benefícios :
Estimula e desenvolve Coragem, Força, Vontade, Disciplina.
Tonifica as pernas e Todos os músculos frontais. 
Alonga a coluna, expande a caixa torácica.
 Restaura e energiza.
Ativa o sistema imunológico.
Enraíza.
 
Contra Indicações: Tensão arterial alta, Diarreia.
Em caso de problemas no pescoço não olhar na direção da mão mas em frente  com ambos os lados do pescoço alongados Uniformemente
 

 

Kakkasana Postura do Corvo

Kakkasana

Postura do Corvo

Um asana (postura) que nos ajuda a superar os nossos medos, a desenvolver a coragem e preparar-nos para os desafios da Vida. Uma boa postura para aliviar estados depressivos e letárgicos.
Na postura kakasana - o corvo, os braços - cotovelos são flexionados e os joelhos na altura do tríceps. Em bakasana (garça) uma postura bem parecida com esta do corvo,  encontramos a diferença de realizar a postura com os braços esticados. Em qualquer das variações, os joelhos repousam sobre o antebraço e as mãos ficam bem abertas e firmemente enraizadas,  no chão.
 
 
 
Como executar: As mãos devem estar completamente em contato com o chão bem abertas e firmes.
Fletir os cotovelos, movendo o corpo ligeiramente a frente. Com os quadris elevados e os abdominais ativos, começamos a trazer os joelhos na direção do triceps, formando com os braços um apoio para os joelhos.
Depois começamos por tirar um pé do chão, levantar e voltar a baixar, de seguida repetimos com o outro pé . Só quando nos sentirmos preparados ao irmos superando os nossos medos, vamos investigando, se já temos equilíbrio e estabilidade para tirar um pé e então depois então o outro para realizar o nosso primeiro Voo.  Quando conseguirmos levantar os dois pés, terminamos elevando os quadris. Realizar o drishti (focar o olhar) entre as mãos ou á frente das mãos.
 

 
 
Venha experimentar connosco no Dragão de Lys ,
os benefícios das posturas - asanas do Yoga (União)!